Digitalizando a indústria de construção

Ainda que a indústria global de construção movimente investimentos massivos, muitas empresas do setor continuam cautelosas ao adotar as tecnologias emergentes, pois sabem que as transformações que elas proporcionam são profundas. Um exemplo é a impressão 3D, que já mostrou ter potencial disruptivo para o setor da construção. Diversas pesquisas globais analisam os impactos da transformação digital no setor, causadas pelas inovações tecnológicas (desde as mais simples às mais complexas) que geram uma convergência entre modelos tradicionais e vigentes.

Como principais benefícios, a digitalização pode proporcionar projetos de engenharia mais ágeis, ao empregar ferramentas como realidade aumentada e inteligência artificial. Essas ferramentas permitem que equipes coordenem instalações de fábricas ou canteiros de obra de forma remota por meio de sistemas virtuais.

Vale destacar também que empresas de construção estão aprimorando suas práticas e integrando novas técnicas e materiais ao adotar tecnologias como drones, robôs e rastreamento por GPS para otimizar e automatizar atividades correntes.

Tecnologias para digitalização da indústria de construção

Tenha em mente que a transformação digital não é apenas sobre adoção de tecnologias, mas também entender quais são as tecnologias envolvidas nessa transformação.

Estudos diversos apontam que a transformação digital da indústria da construção é obtida pela integração de nove tecnologias principais. São elas IoT; Big Data; Manufatura Aditivada (base da impressão 3D); Automação; Computação em nuvem; Inteligência artificial; Dispositivos utilizáveis (wearables); BIM; Robótica.

Startups e tecnologias

Muitas dessas tecnologias estão embarcadas nas soluções oferecidas por startups e são justamente as tecnologias que empresas do setor gostariam de implantar, caso não apresentassem limitações orçamentárias.

Mas, apesar das startups facilitarem o acesso das empresas a essas tecnologias e do número de startups brasileiras no setor crescer ano após ano (passando de 700 de acordo com mapeamento da TerraCotta Ventures), a conexão das startups com as empresas do setor ainda sofrem com a falta de equipe e recursos das empresas para se dedicar a esse tipo de atividade.

Maturidade de digitalização para a construção

Dado o contexto atual, os benefícios, as barreiras, as tecnologias e a relação com startups, falta entender como as empresas se enxergam em relação ao seu nível de digitalização.

Pesquisa feita pela AECWeb apontou que 56% das empresas utilizam alguma solução digital; 31% utilizam apenas WhatApp e e-mail como soluções digitais; enquanto apenas 13% utilizam meios digitais em todos seus processos. Isso mostra que ainda há muito o que evoluir no setor.

Já a pesquisa da Thórus procurou entender quais atividades das 167 construtoras e incorporadoras participantes estavam digitalizadas. O resultado mostrou que as mais digitalizadas são as atividades de: orçamento de obras; planejamento e controle; e gestão de documentos. Enquanto as menos digitalizadas são as de: aquisição de terrenos; contratação e treinamento de mão de obra; e captação de recursos.

Ou seja, ainda existe uma noa margem para digitalização das atividades das empresas do setor e o potencial para conexão dessas empresas com fornecedores de soluções digitais.

Se você e sua empresa desejam se posicionar nesse contexto, capitalizar a disruptura é uma possibilidade que deve ser considerada. Líderes empresariais do setor precisam estar atentos para identificar e investir nas principais tendências digitais, preparando seus modelos de negócios para o futuro.

Autor

Williams Fontinele

CEO/Founder da Itamazonia. Engenheiro Eletricista, Administrador e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Especialista em Engenharia Elétrica com MBE em Engenharia da Qualidade e Produtividade. Autor apaixonado por compartilhar conhecimentos e soluções inovadoras para os desafios da indústria, tecnologia e educação.

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