Você sabe o que é automação de baixo custo?

A automação de baixo custo, como o próprio nome já sugere, tem o objetivo de gerar o mais benefício sob os mínimos recursos possíveis. Para cada projeto em que ela for implementada, é fundamental realizar uma análise dos processos e componentes de acordo com a aplicação.

Quando uma empresa desenvolve suas soluções para a Automação de Baixo Custo o foco está sempre direcionado a resolver problemas e facilitar tarefas simples do dia a dia, que nem sempre são aplicações complexas, mas tomam muito tempo dos funcionários. Por isso, a automação dessas aplicações é uma maneira de economizar tempo e dinheiro.

Atualmente, há uma grande gama de robôs industriais no mercado, como robôs lineares, robôs delta, articulações multi-eixos e robôs SCARA. Continue lendo para saber mais sobre robôs e soluções disponíveis no mercado.

Qual robô utilizar na minha aplicação?

Tenha em mente que existem vários fatores que influenciam na hora de escolher o robô. Para te ajudar, nós trouxemos alguns pontos que você precisa considerar para escolher a melhor solução que atenda a sua necessidade.

  • Tempo de operação
  • Tempo de ciclo
  • Graus de liberdade
  • Alcance
  • Carga
  • Curso e velocidade
  • Precisão
  • Temperatura
  • Ambiente

Considere todos esses pontos, mas saiba que o fator de influência mais importante consiste na precisão necessária no intervalo de tempo do ciclo do processo de carga útil do ponto operacional graus de liberdade. É importante selecionar apenas o número de graus de liberdade de que você precisa. Uma vez que cada eixo adicional significa esforço de programação, complexidade e suscetibilidade a erros.

Automação de baixo custo: algumas soluções

Confira a seguir algumas opções de soluções:

Robôs lineares
Também conhecidos como robôs cartesianos ou XYZ, são os mais frequentes ​​na indústria. Eles consistem em vários sistemas de acionamento linear conectados.

Geralmente estão no último eixo equipados com um eixo rotativo adicional. O desenho costuma ser semelhante: há um eixo básico (eixo X), um eixo transversal montado nele (eixo Y) e um eixo cantilever (eixo Z).

O perfil de guia se move ao longo do eixo do cantilever e o carro de guia se move ao longo dos outros dois eixos. Os eixos lineares geralmente são combinados com os eixos rotativos. Os robôs lineares alcançam 3-4 graus de liberdade (DOF). Por fim, o eixo básico geralmente é projetado com dois eixos e um eixo adicional que sincroniza os dois eixos em paralelo. É isso que irá proporcionar maior resistência.

Esses robôs são altamente configuráveis ​​e podem ser adaptados a qualquer projeto de máquina. Capazes de alcançar um volume de trabalho de vários metros para cada dimensão. Além disso, são muito fáceis de programar, uma vez que os comandos de movimento não precisam ser traduzidos para a cinemática do robô.

Robôs Delta
Os robôs delta, ou robôs paralelos e robôs aranha, consistem em três sistemas lineares, todos orientados em um ponto central. Há duas configurações mais comuns de robô delta:

Robôs delta com eixos lineares: seu principal benefício é a capacidade de obter forças de processo maiores. Também tem mais segurança e funciona mais suavemente sob forças radiais no sistema.

Robô Delta com cinemática paralela de braço duplo: sua menor massa permite mais velocidade e aceleração. Mas por possuírem um design especial, são mais difíceis de programar e, portanto, estão disponíveis apenas com um conceito de controle. Equipados com um eixo rotativo adicional, eles alcançam um máximo de 3-4 graus de liberdade (DOF). A cinemática desse robô o torna ideal para uso em aplicações pick-and-place. Por exemplo, eles são usados ​​para classificar produtos na indústria alimentícia, eletrônica e farmacêutica.

Braços robóticos articulados
Braços robóticos articulados (robôs articulados) são projetados como o braço humano e normalmente têm de 4 a 6 graus de liberdade (DOF). São frequentemente instalados em um eixo linear, o chamado sétimo eixo.

Os robôs articulados podem ser usados ​​com muita flexibilidade. Eles sempre têm um design fixo e não podem ser integrados em todas as máquinas. Suas aplicações típicas são paletização, preensão, inspeção ou soldagem.Você encontra esse tipo de robô em todas as indústrias.

Gostou do tema? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Autor

Williams Fontinele

CEO/Founder da Itamazonia. Engenheiro Eletricista, Administrador e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Especialista em Engenharia Elétrica com MBE em Engenharia da Qualidade e Produtividade. Autor apaixonado por compartilhar conhecimentos e soluções inovadoras para os desafios da indústria, tecnologia e educação.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail

Inscreva-se

Preencha os dados abaixo e solicite sua matrícula

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

...