Estágio em Engenharia: tudo o que você precisa saber

Assim que o estudante inicia um curso no ensino superior, um dos seus objetivos passa ser entrar no mercado de trabalho. Essa situação é comum também na engenharia, que é uma profissão que exige conhecimentos técnicos e práticos para que o profissional desenvolva sua função com excelência e segurança. Além disso, a profissão é uma das mais versáteis que existem, com possibilidade de atuação em mais de 30 áreas. Continue a leitura para saber como funciona o estágio no setor. Confira abaixo!

O que faz um estagiário de engenharia?

Tenha em mente que o objetivo de um estágio é colocar em prática tudo o que o estudante já aprendeu na sala de aula. É dessa forma que o aprendizado se torna efetivo e o profissional se desenvolve para a função escolhida.

Ao ingressar no estágio de engenharia, o profissional costuma passar pelas categorias administrativas. Assim, ele conquista uma visão mais ampla em relação aos processos que devem ser seguidos e respeitados, além de aprender a qualificar e negociar produtos e serviços para a execução do projeto.

Depois que o período de imersão administrativa acaba, o estagiário passa a desempenhar tarefas práticas da função, sempre com a supervisão de um engenheiro responsável. Nessa etapa, o estudante passa por situações em campo, sendo treinado para enfrentar qualquer questão no decorrer do projeto.

Objetivos do estágio em engenharia

Vale destacar que o engenheiro possui a maior parte de suas atividades dedicadas ao exercício prático da função, sendo assim, o estágio se torna período essencial e, em sua maioria, obrigatório.

Fazendo um estágio na área, o estudante irá vivenciar todos os desafios que a profissão proporciona e que foram apresentados apenas em aulas teóricas. Essa é a melhor maneira de compreender do setor e ajuda o profissional a decidir com qual área da engenharia ele mais se identifica.

Outro ponto positivo é que começar em um estágio é uma oportunidade de construir relacionamentos consistentes e que ajudem no crescimento profissional. Criar networking qualificado é essencial para quem deseja se inserir no mercado.

Tipos de estágio

Entenda que o estágio pode ser classificado em duas formas: obrigatório ou não obrigatório. Veja quais são as diferenças entre eles:

Obrigatório
O estágio curricular obrigatório está presente na matriz curricular das universidades e parte da carga horária do curso. No final do estágio, o aluno precisa apresentar um relatório final do estágio para a faculdade.

Nesse caso pode haver algum tipo de remuneração ou não, dependendo de qual for a relação trabalhista acordada com a empresa ou da instituição que concede o estágio.

Não-obrigatório
Já o estágio não obrigatório, ou voluntário, não faz parte da carga horária do curso, mas pode ser importante para o aprendizado, podendo também ser remunerado ou não. Ele é considerado uma atividade curricular, possibilitando ao aluno desenvolver suas habilidades e aplicar seus conhecimentos na situação real.

Estágio em Engenharia: Como funciona a contratação?

Como já mencionamos, o estágio tem o objetivo de ser um período de intenso aprendizado para a formação do estudante, por esse motivo, o modelo de contratação não conta com nenhum tipo de vínculo empregatício entre empresa e estagiário.

Os processos seletivos podem acontecer de duas formas. A primeira delas é semelhante ao processo de contratação CLT, feito em sites de vagas de emprego, onde o estudante vai analisar as funções atribuídas e exigências mínimas e se candidata a vaga.

Já a segunda é através de programas de estágio que são abertas pelas empresas, onde o candidato preenche um cadastro para participar do processo seletivo. Nesses casos, a concorrência é acirrada e o estudante deve passar por uma série de testes e atividades para conseguir ingressar na empresa contratante.

O que se espera do estagiário em engenharia?

Sobre o básico, é recomendado que o graduando possua conhecimentos em Excel, seja de nível intermediário ou avançado. Com esse conhecimento, é possível conquistar uma vaga importante na administração de obras de engenharia.

Além disso, o conhecimento de software AutoCAD é a necessidade da maior parte dos estágios atuais do setor. A matéria é normalmente ensinada na grade curricular dos cursos em Engenharia Civil, mas, ter um conhecimento avançado na área pode te ajudar a conquistar as melhores oportunidades.

Outro fator essencial para um estagiário do setor é se manter curioso. Muitas vezes o aluno entra no setor de construção civil sem nenhuma prática, mas ao exercitar as curiosidades e questionar os colaboradores, consegue adquirir novos conhecimentos e melhorar enquanto profissional.

E você, está procurando estágio? Essas dicas te ajudaram? Deixe o seu comentário.

Autor

Williams Fontinele

CEO/Founder da Itamazonia. Engenheiro Eletricista, Administrador e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Especialista em Engenharia Elétrica com MBE em Engenharia da Qualidade e Produtividade. Autor apaixonado por compartilhar conhecimentos e soluções inovadoras para os desafios da indústria, tecnologia e educação.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail

Inscreva-se

Preencha os dados abaixo e solicite sua matrícula

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.

...