O que é um projeto elétrico?
Como já mencionamos, o projeto elétrico é a exibição de todo o sistema elétrico do local. Antes de mais nada, um projeto elétrico precisa estar de acordo com a planta baixa e com as necessidades da obra. Pois essa relação é de extrema importância.
Quando os dois projetos estão em conformidade, é possível usar a rede elétrica com inteligência.
Quem pode realizar o projeto elétrico?
Entenda que o projetista que pode se responsabilizar tecnicamente por um projeto elétrico é um técnico ou um engenheiro para garantir todos os benefícios do projeto.
Partes do projeto elétrico
Confira a seguir como é feito esse projeto:
Levantamento de cargas
Primeiro, é realizado um levantamento da demanda de cada espaço ao analisar as previsões e necessidades de cargas na planta baixa.
Divisão dos circuitos
Entenda que o circuito elétrico em uma casa são os pontos de luz e tomadas ligados por um mesmo condutor e conectados ao mesmo dispositivo de proteção. Eles se iniciam no quadro de distribuição e acabam onde serão usados, seja de luz ou tomada.
Dimensionamento dos componentes
Nessa etapa, os fios, cabos e outros componentes adequados são indicados no projeto, ou seja, é basicamente um levantamento do que será utilizado. Aqui, é preciso seguir normas e tabelas da NBR-5410.
Benefícios do Projeto Elétrico
Há vários benefícios em realizar um projeto elétrico. Os principais são:
Mais segurança
Saiba que uma das principais causas de incêndios são instalações elétricas mal feitas? A eletricidade pode ser um perigo, ainda mais quando não se tem um planejamento e uma execução bem feitos.
Para que a energia chegue da concessionária até a sua casa sem qualquer problema, é necessário toda uma estrutura de componentes elétricos que precisam se adequar às necessidades do local.
Sendo assim, um projetista elétrico deve estar atento para evitar divergências no sistema elétrico, por exemplo curtos-circuitos, choques elétricos, entre outros perigos. A NBR-5410 e a NR-10 são as normas regulamentadoras para orientar os projetos elétricos.
Lembrando sempre que sem o projeto elétrico, os riscos de problemas na construção são enormes.
Maior economia
Um projeto elétrico te proporciona economia. Começando pela parte do dimensionamento, já que é feita uma lista de materiais que ajudarão o cliente a se planejar com antecedência sobre os preços.
A escolha dos produtos adequados também é fundamental para quem deseja economizar, diminuindo a frequência das manutenções corretivas na rede.
O projeto elétrico também dá todas as informações necessárias para a energia ser usada da melhor maneira possível, aproveitando melhor as luzes e otimizando o uso de aparelhos elétricos.
Proporciona conforto
Você já ficou perdido procurando um interruptor no escuro? Ou teve dificuldade de achar uma tomada para ligar o celular? Pois saiba que a localização dos interruptores e tomadas são previstas pelo projeto elétrico e regulamentado pelas normas, o que visa o conforto e atende as necessidades do local. Sem contar nas dores de cabeça na hora de trocar, os disjuntores não desligam o tempo todo, o que evita que os aparelhos dêem choques, entre outros problemas.
Por fim, que fique claro que um bom projeto elétrico é capaz de evitar todos esses males e fazer com que você aproveite muito melhor a energia elétrica.